10 Dicas de produção de conteúdo para redes sociais

10 Dicas de produção de conteúdo para redes sociais

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Busque no Site, clique na Lupa abaixo

As redes sociais fazem parte da revolução digital e cada vez mais são utilizadas pelas pessoas para realizar pesquisas, encontrar empresas e interagir com os amigos. Diante disso, as empresas e profissionais que desejam se aproveitar dessas ferramentas,  precisam conhecer algumas dicas de produção de conteúdo para redes sociais.

 

Afinal, ao compreender as particularidades de cada rede e tendo a noção de como atrair clientes para um negócio ou mais seguidores para o seu perfil é possível desenvolver materiais mais claros, objetivos e alinhados às metas do negócio, conversando adequadamente com o público almejado.

 

Por isso, neste artigo, falaremos sobre 10 dicas que são importantes para que você produza conteúdo de qualidade nas redes sociais, alcançando sua audiência e objetivos. 

  1. Conheça o seu público

Para começar, precisamos falar da importância de conhecer seu público para encontrar temas de maior interesse e valor, de modo a atrair esses usuários e convertê-los por meio das técnicas de Inbound Marketing (marketing de atração).  

 

O seu público-alvo são as pessoas que sua empresa precisa atingir, por isso, é necessário compreender quem são essas pessoas para produzir um conteúdo segmentado e que tenha relevância. 

  1. Produza conteúdo com linguagem adequada a cada rede

Cada rede social possui uma linguagem específica e um tipo de público. Enquanto o Instagram é uma rede predominantemente fotográfica, por exemplo, o Twitter já permite a publicação de textos rápidos e o Youtube é voltado diretamente para os vídeos. 

 

Por isso, uma dica de Marketing fundamental para o seu negócio é adequar sua linguagem ao público, mas também, conhecer as particularidades de cada rede social para alcançar mais engajamento.

 

Contudo, lembre-se de respeitar a identidade da marca e a linguagem traçada para o perfil da empresa, de modo a criar também a identificação com a audiência e manter um padrão nas plataformas, o que torna mais reconhecível. 

  1. Diversifique o conteúdo 

Outra dica para quem produz conteúdo para as redes sociais é diversificar o conteúdo, os formatos e trazer materiais que possam se complementar a longo prazo. 

 

Você já conhece o seu público-alvo e sabe o tipo de conteúdo que interessa o seu cliente. 

Para ajudar nessa produção, é possível investir em técnicas do Marketing de Conteúdo, que são direcionadas para a produção de materiais diversos, como:

 

  • Vídeos;
  • E-books;
  • Fotografias;
  • Infográficos;
  • Artes para as redes sociais. 

 

Essa diversidade é crucial para trabalhar diferentes tipos de materiais, públicos e objetivos. 

  1. Determine seus objetivos 

É muito importante determinar quais são seus objetivos com as redes sociais e com cada publicação. Dentre as principais metas é possível ressaltar:

 

  • Ter mais seguidores;
  • Aumentar o número de curtidas;
  • Ter mais compartilhamentos no post;
  • Melhorar o engajamento;
  • Promover a venda de um determinado produto ou serviço. 

 

Tudo isso precisa ser delimitado para que seja possível estabelecer métricas adequadas para acompanhar os resultados dos conteúdos, bem como criar tipos de conteúdos mais alinhados a cada um desses comportamentos.

  1. Realize o acompanhamento das métricas 

Com os objetivos definidos, é fundamental realizar o acompanhamento das métricas, que são elementos que ajudam a ter uma noção ou um parâmetro do sucesso ou fracasso de uma postagem ou ação nas redes sociais, permitindo realizar melhorias e identificar quais ações funcionam melhor frente ao público.

 

Diante disso, estabeleça as métricas para conseguir identificar os pontos que precisam de melhoria em sua rede social. 

  1. Siga o padrão da sua identidade visual

Para ter um destaque no mercado, as empresas precisam ter uma identidade visual clara e reforçada. Ou seja, é preciso trabalhar a forma como as empresas serão lembradas e reconhecidas pelo cliente. 

 

Por isso, não adianta realizar várias publicações sem seguir um padrão de identidade visual, pois isso acaba gerando uma confusão para o cliente e afeta o reconhecimento da marca em meio a outras publicações do feed, por exemplo.

  1. Tenha periodicidade para publicar

De nada adianta criar uma campanha nas redes sociais e tentar atrair seu público para lá, sem uma organização e periodicidade nas publicações. 

 

É essencial ter um cronograma de publicações, assim como definir os melhores dias da semana e horários para estar nas redes, criando uma rotina para a audiência.

  1. Invista em anúncios patrocinados 

Para quem deseja promover sua marca, atingir mais clientes e obter visibilidade diante da concorrência, uma forma ideal é realizar o investimento em anúncios patrocinados nas redes sociais. 

 

Isso pode ser feito por meio do investimento no Twitter Ads, assim como no Instagram Ads e Facebook Ads, conforme o planejamento estabelecido e orçamento disponível, alcançando uma audiência mais segmentada e com maior potencial de conversão.

 

Para criar um anúncio nessas redes, é necessário ter uma conta e criar uma campanha, com a definição do tema, palavras-chaves, público e área de abrangência.

  1. Determine o orçamento para as redes sociais

Em todo caso, seja nas campanhas patrocinadas ou para a criação de conteúdos especiais e estratégicos (por especialistas), a empresa precisa delimitar o orçamento que será destinado ao gerenciamento das redes, assim como ocorre ao estabelecer o tempo de duração da campanha que será publicada em uma rede social. 

 

Por mais que pareça complicado, com estudo e estratégia, realizar ações pagas nessas plataformas, anunciando uma publicação, é algo muito simples e acessível.

 

Mas, para ter sucesso, é importante saber o quanto será investido na campanha, para observar os resultados com maior clareza, bem como ter bem determinado o tempo e objetivo da ação.

  1. Acompanhe as inovações no mercado 

É importante acompanhar as novidades no mercado, assim como os avanços nas redes sociais. 

 

Sempre tem uma novidade, uma nova funcionalidade na rede e uma nova forma de experimentar conteúdos e alcançar a audiência de forma mais dinâmica e efetiva. Por isso, sempre fique atento a essas mudanças e tendências.

Últimas Novidades
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram