8 Formas testadas de aumentar taxas de cliques orgânicos
Agência Digital HGX - Criação de Sites e Marketing Digital

8 Formas testadas de aumentar taxas de cliques orgânicos

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Busque no Site, clique na Lupa abaixo

Em um cenário digital cada vez mais competitivo, desvendar as estratégias eficazes para aumentar as taxas de cliques orgânicos é como desbloquear o segredo para o sucesso online. Neste mergulho profundo, vamos explorar oito formas meticulosamente testadas e comprovadas de elevar suas taxas de cliques a novos patamares. Você gostaria de aumentar suas taxas de cliques orgânicos (CTR)? Quanto maior a CTR nas postagens do seu blog e nas páginas de destino, mais tráfego você direciona para o seu site, gerando maior receita para o seu negócio.

8 Formas testadas de aumentar taxas de cliques orgânicos
8 Formas testadas de aumentar taxas de cliques orgânicos

Neste artigo, compartilharemos algumas das principais dicas que usamos para aumentar nossa CTR orgânica.

Índice:

  • O que é taxa de cliques orgânicos?
    • Por que é importante aumentar suas taxas de cliques orgânicos?
  • 8 maneiras de aumentar suas taxas de cliques orgânicos
    • 1. Busque o primeiro lugar nas SERPs
    • 2. Otimize snippets SERP para visibilidade
    • 3. Use links de salto para aumentar sua CTR
    • 4. Use as palavras-chave certas nos lugares certos
    • 5. Acerte sua intenção de pesquisa
    • 6. Escreva títulos de SEO irresistíveis
    • 7. Crie meta descrições otimizadas
    • 8. Use estruturas de URL amigáveis ​​para SEO
  • Aumente suas taxas de cliques orgânicos e expanda seus negócios

 

O que é taxa de cliques orgânicos?

A taxa de cliques orgânica (CTR) é a porcentagem de usuários que clicam em sua listagem de pesquisa nas páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs). Por exemplo, se 50 pessoas virem sua listagem e 5 clicarem nela, sua CTR será de 10%.

Por que é importante aumentar suas taxas de cliques orgânicos?

Aumentar sua CTR orgânica traz muitos benefícios de SEO e de negócios. Aqui estão os 3 principais:

  • Mais tráfego orgânico : um aumento na CTR orgânica significa que mais pessoas clicam na sua listagem de pesquisa, resultando em mais tráfego orgânico para o seu site. Isso significa um melhor ROI para suas campanhas de SEO.
  • Melhores classificações de SEO : CTRs altos sinalizam aos mecanismos de pesquisa que seu conteúdo é valioso para os usuários. Como resultado, eles classificam melhor o seu conteúdo.
  • Aumento da receita : um aumento na CTR orgânica pode levar ao aumento da receita para o seu negócio. Isso se deve ao aumento de tráfego e leads.

Embora muitas empresas se concentrem em aumentar suas classificações de SEO, isso por si só é apenas parte da equação para ter uma presença online impactante. Afinal, uma classificação elevada é inútil se as pessoas não clicarem nas suas listagens de pesquisa.

8 maneiras de aumentar suas taxas de cliques orgânicos

Então, como você melhora sua taxa de cliques orgânicos?

Aqui estão algumas maneiras comprovadas de ajudá-lo a fazer isso.

1. Busque o primeiro lugar nas SERPs

Um dos primeiros passos para aumentar sua taxa de cliques orgânicos é obter uma classificação elevada nas SERPs. A pesquisa mostra que cerca de 67% dos cliques em SERPs vão para os 5 primeiros resultados, o que significa que quanto mais alta for sua classificação, melhor será sua CTR.

Então, como você pode melhorar suas chances de obter uma classificação elevada nas pesquisas?

Uma das melhores maneiras é usar um plugin de SEO poderoso como All In One SEO (AIOSEO).

AIOSEO é um dos melhores plugins de SEO para WordPress do mercado. Os mais de 100 milhões de downloads são uma prova perfeita disso. É por isso que proprietários de sites inteligentes usam AIOSEO para ajudá-los a aumentar suas classificações de pesquisa e direcionar tráfego qualificado para seus sites. Um dos motivos é que os recursos poderosos do plug-in podem ajudá-lo a definir corretamente suas configurações de SEO. Exemplos incluem:

  • Gerador de Sitemap para rastreamento aprimorado pelos mecanismos de pesquisa
  • Análise TrueSEO para otimização on-page
  • Configurações avançadas de esquema para rich snippets em SERPs
  • Link Assistant para links internos otimizados no piloto automático
  • Um gerenciador de redirecionamento para eliminar erros 404
  • E mais

Utilizando os módulos SEO do AIOSEO, classificar seu site e conteúdo fica muito mais fácil. Como resultado, você desfrutará de um aumento nas taxas de cliques orgânicos.

A melhor parte é que você não precisa de nenhum conhecimento técnico ou de codificação para usar os poderosos recursos do AIOSEO, tornando mais fácil chegar ao topo das SERPs.

2. Otimize snippets SERP para visibilidade

Outra maneira de aumentar sua taxa de cliques orgânicos é otimizar seus snippets SERP para visibilidade. Isso significa tornar seus snippets de pesquisa mais proeminentes nas SERPs.

Quanto mais proeminente for sua listagem nas SERPs, maior será a probabilidade de os usuários clicarem nela.

Uma maneira de otimizar a visibilidade de seus snippets é usar um bloco de perguntas frequentes que gera o esquema JSON. Esta é outra razão pela qual AIOSEO deve ser seu kit de ferramentas de SEO preferido. O plugin possui um poderoso bloco de FAQ que gera automaticamente a marcação do esquema, resultando em listagens maiores e mais visíveis nas SERPs.

Observe como a listagem da Investopedia é mais proeminente que as outras por causa das FAQs. Por se destacar, é mais provável que os usuários cliquem nele.

Você pode aproveitar a mesma estratégia para obter listagens maiores e mais proeminentes nas pesquisas. Vá em frente e confira este artigo para obter instruções passo a passo sobre como adicionar facilmente uma seção de perguntas frequentes no WordPress.

Outra maneira de otimizar seus snippets para visibilidade em SERPs é usar marcação de esquema para rich snippets.

No exemplo acima, a terceira listagem provavelmente gerará mais cliques do que as duas listagens acima devido aos rich snippets. As informações extras, como classificação por estrelas, tempo de cozimento e votos, inspiram confiança nos usuários, resultando em uma CTR mais alta.

Uma maneira fácil de adicionar marcação de esquema ao seu conteúdo e obter rich snippets é usar o recurso de marcação de esquema da AIOSEO para obter rich snippets como esses.

Para adicionar marcação de esquema, basta rolar a página que você está editando até chegar às configurações do AIOSEO. Em seguida, clique na guia Esquema e selecione o tipo de esquema. O plug-in gerará automaticamente o tipo de esquema apropriado para você.

A melhor parte é que ambos os métodos mencionados acima são fáceis de implementar, mesmo se você não for uma pessoa técnica.

Links de salto são outra forma eficaz de aumentar sua CTR orgânica.

O que são links de salto em SERPs?

Links de salto são hiperlinks que direcionam os usuários para partes específicas de uma página, em vez de para a página inteira.

Os hiperlinks na parte inferior do snippet no exemplo acima são links de salto que levam os usuários diretamente para essas seções do artigo. Para aproveitar links de salto em seus snippets, você precisa adicionar um sumário nas postagens do blog.

Adicionar um índice amigável para SEO é muito fácil com AIOSEO. O plugin possui um poderoso bloco de índice que cria automaticamente um índice a partir de seus subtítulos.

Aqui está um guia sobre como usar o bloco Índice .

Publicar conteúdo com índices é uma maneira poderosa de incluir links de salto em seus snippets de pesquisa. E os links de salto aumentarão sua CTR orgânica.

4. Use as palavras-chave certas nos lugares certos

Palavras-chave são a base de todas as estratégias de SEO na página. Afinal, para que seu público-alvo encontre você online, você deve saber quais palavras-chave ele utiliza para buscar informações.

Felizmente, descobrir essas palavras-chave é muito fácil com ferramentas de pesquisa de palavras-chave como Ahrefs , Semrush e outras.

Depois de encontrar as palavras-chave certas, você deve usá-las nos lugares certos. Para ajudar a melhorar sua CTR, você deve incluir palavras-chave em seu URL, título SEO e meta descrição.

Ao colocar suas palavras-chave estrategicamente nesses locais, os usuários verão diretamente nas SERPs que seu conteúdo contém as informações que procuram. Como resultado, mais pessoas clicarão na sua listagem.

5. Acerte sua intenção de pesquisa

Outra forma comprovada de aumentar sua CTR orgânica é demonstrar que seu conteúdo atenderá à intenção de pesquisa. A intenção de pesquisa significa simplesmente o motivo pelo qual os usuários estão procurando aquela informação específica. Esses motivos podem ser agrupados em 4 grupos comuns:

  • Informativo : ocorre quando os usuários simplesmente desejam saber mais sobre um determinado tópico.
  • Navegacional : Este tipo de intenção é exibida quando os usuários procuram uma determinada página.
  • Comercial : a intenção de busca comercial é exibida quando um usuário está pesquisando um produto e pretende comprá-lo em breve.
  • Transacional : com intenção de pesquisa transacional, os usuários procuram ativamente uma solução e estão prontos para comprar naquele momento.

Saber por que os usuários desejam informações sobre uma palavra-chave específica ajudará você a adaptar seu conteúdo para atender a essa intenção. Para aumentar sua CTR orgânica, demonstre a intenção de pesquisa em seu título SEO, meta descrição e URL. Ao fazer isso, o resultado será um aumento na sua CTR orgânica.

Descobrir a intenção de pesquisa pode parecer complicado, mas na verdade não é. Para descobrir a intenção por trás de uma palavra-chave, conecte-a a um mecanismo de pesquisa e observe os artigos mais bem classificados. Você também pode obter dados de intenção de ferramentas como GSC e Semrush.

6. Escreva títulos de SEO irresistíveis

Os títulos de SEO são cruciais para ajudar a aumentar as taxas de cliques orgânicos porque são o primeiro elemento de snippet que um usuário vê nas SERPs.

É por isso que você deve otimizar seus títulos de SEO para incentivar os usuários a clicarem em sua listagem.

Se você é usuário AIOSEO, isso é fácil, pois o plugin facilita a otimização de seus títulos para pesquisa. Basta abrir sua postagem e rolar para baixo até as configurações gerais da AIOSEO . Para definir o título SEO, clique em uma das tags inteligentes acima do campo Título da postagem.

Isso definirá o formato do título SEO para saída em SERPs. AIOSEO extrairá automaticamente o título SEO do título da postagem no formato desejado. Alternativamente, você pode digitar manualmente uma versão otimizada no campo Título da postagem .

Duas maneiras poderosas de otimizar seus títulos de SEO incluem adicionar sua palavra-chave de foco e combinar seu título com a intenção de pesquisa. Você também deve manter o título SEO o mais curto possível para evitar que seja truncado nas SERPs.

7. Crie meta descrições otimizadas

As meta descrições são outro elemento importante que pode ajudá-lo a aumentar sua CTR orgânica. Eles são trechos de HTML usados ​​para descrever o conteúdo de uma postagem ou página.

Uma meta descrição otimizada faz mais do que descrever o conteúdo daquela página. É também um discurso de vendas para convencer os usuários a clicarem na sua listagem.

Novamente, é aqui que um plugin de SEO como o AIOSEO ajuda, pois facilita a otimização de suas meta descrições. Para fazer isso, você pode rolar para baixo até a guia Configurações gerais da AIOSEO , onde encontrará o campo Meta Descrição . Digite sua meta descrição como deseja que apareça em seu snippet SERP.

Uma meta descrição otimizada deve:

  • Prometa uma resposta às perguntas dos usuários
  • Inclua sua palavra-chave de foco
  • Pinte um quadro dos benefícios de clicar em seu conteúdo
  • Use a voz ativa para incentivar os usuários a agir

Bem elaborada, sua meta descrição ajuda a incentivar os usuários a clicar em sua listagem de pesquisa, aumentando assim sua CTR orgânica.

8. Use estruturas de URL amigáveis ​​para SEO

URLs são subutilizados quando se trata de SEO e otimização da taxa de conversão. No entanto, eles são um elemento poderoso do seu snippet que pode ser usado para aumentar o seu CTR. Por serem visíveis em seu snippet, eles afetam a forma como os usuários responderão à sua listagem nas SERPs.

Uma maneira de tornar seus URLs compatíveis com SEO inclui torná-los curtos e descritivos, como no exemplo abaixo.

Outra dica é incluir sua palavra-chave de foco. Isso ajudará a reforçar o assunto da sua postagem. Além disso, elimine datas e números para ajudar a manter seus URLs perenes. Isso ajuda a garantir que os usuários considerem seu URL atraente, mesmo que sua postagem seja mais antiga do que as alternativas mais recentes em SERPs.

Para editar e otimizar seu slug de URL, vá até as opções de postagem na barra lateral do editor do WordPress. Em seguida, role para baixo até as configurações do link permanente e edite o slug do URL.

Otimizar seus URLs também é bom para SEO, pois ajuda os mecanismos de pesquisa a entender do que se trata sua página, levando a uma melhor indexação.

Aumente suas taxas de cliques orgânicos e expanda seus negócios

Ter uma forte presença online é crucial para o crescimento do negócio. Mas esse crescimento só poderá ocorrer se as pessoas encontrarem seu conteúdo e clicarem nele nas SERPs.

O crescimento dos negócios é resultado de boas taxas de cliques. E acreditamos que se você usar as dicas acima, mais pessoas clicarão em sua listagem de pesquisa, resultando em mais tráfego e leads.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a saber como aumentar suas taxas de cliques orgânicos (CTR).

 

Últimas Novidades
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram