O que são SERP Features, como utilizar e qual é a sua importância?
Agência Digital HGX - Criação de Sites e Marketing Digital

O que são SERP Features, como utilizar e qual é a sua importância?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Busque no Site, clique na Lupa abaixo

O que é SERP?

Antes de falarmos sobre SERP é fundamental compreender como utilizar e qual é a sua importância. SERP é uma sigla em inglês que significa Search Engine Results Page – em português, podemos traduzir como página de resultados de pesquisa. Como o próprio nome sugere, trata-se da página que é mostrada quando o usuário realiza uma busca no Google ou em outros mecanismos de pesquisa.

Como funciona a SERP?

Na SERP, o algoritmo do Google busca trazer os resultados mais relevantes para a pesquisa do usuário. Para isso, ele classifica as páginas de acordo com uma série de fatores de SEO. No entanto, você já deve ter reparado que não são apenas sites que são mostrados na SERP. O Google aperfeiçoa constantemente a página de resultados, buscando trazer uma melhor experiência para o usuário. Assim, dependendo da busca que você fizer, o Google pode elencar os resultados de diferentes formas, colocando no topo da SERP o que o algoritmo considera ser mais relevante para atender sua pesquisa.

Isso inclui imagens, vídeos, respostas em texto, locais, tweets, entre outros. São esses elementos que são chamados de SERP features (ou recursos da SERP), que são o foco deste post.

O que são SERP Features?

SERP features são todo elemento da página de resultados do mecanismo de pesquisa que adiciona algo novo ao seu formato típico. O Google frequentemente testa e melhora esses recursos para fornecer aos usuários uma experiência de pesquisa amigável.

Alguns dos recursos da SERP que você pode ver no Google:

  • Featured snippets;
  • Pacote Local;
  • Avaliações;
  • Sitelinks;
  • Vídeos;
  • Principais notícias;
  • Imagens;
  • Twitter;
  • Painel de conhecimento;
  • Perguntas frequentes;
  • As pessoas também perguntam;
  • Pesquisas relacionadas;
  • Google Voos;
  • Pacote de hotéis;
  • Empregos;
  • Shopping (lista de produtos).

Vamos conhecer cada um deles.

SERP features do Google

Featured snippets (ou trechos em destaque) são exibidos acima dos resultados orgânicos na SERP. Por conta disse, eles também são chamados de “posição zero”.

Nesse formato, o Google destaca uma parte de um texto ou vídeo para fornecer uma resposta concisa e direta à pesquisa do usuário.

recursos da SERP - featured snippets

Os featured snippets sempre são acompanhados do link do site de onde as informações são retiradas. Mas, ao contrário dos resultados de pesquisa orgânicos, o link vem após oo texto.

Esse recurso da SERP costuma aparecer em buscas sobre personalidades, eventos, fatos científicos, esportes, conversões de unidades, cálculos, padrões de cores etc.

Às vezes, os trechos em destaque podem aparecer na forma de um widget – por exemplo, se for feita uma pesquisa sobre precisão do tempo ou conversão de medidas.

recursos da SERP - widget previsão do tempo

Painel de conhecimento

O Google usa um painel de conhecimento para fornecer uma visão geral sobre pessoas, lugares, marcas e coisas. Geralmente, esse recurso inclui datas importantes, uma breve visão geral sobre o assunto, entre outros elementos que dependem da pesquisa.

O painel de conhecimento aparece no canto direito das SERPs nos desktops e na parte superior nos dispositivos móveis.

recursos da SERP - painel de conhecimento

O banco de dados do Google reúne informações factuais das mais diversas fontes, em especial a Wikipedia e das milhões de pesquisas que são realizadas todos os dias.

Pacote de imagens

O pacote de imagens aparece quando o algoritmo do Google entende que o conteúdo visual atenderá melhor a intenção de busca do usuário.

recursos da SERP - pacote de imagens[

Os resultados de imagem podem aparecer como uma linha ou bloco de imagens acima ou entre os resultados orgânicos.

Ao clicar em um resultado, o usuário é levado à aba de “Imagens”, onde pode acessar o site que hospeda a imagem.

Aprender mais sobre a otimização da pesquisa de imagens é fundamental para a obter os melhores resultados a partir desse tipo de busca.

Dica: usar dados estruturados ajuda o Google a entender o conteúdo das suas imagens e exibi-las adequadamente.

Principais notícias

As principais notícias desempenham um papel essencial quando as pessoas querem mais informações sobre um evento significativo, personalidade ou notícias em alta.

recursos da SERP - principais notícias

O Google fornece um conjunto de notícias relacionadas à pesquisa, trazendo os veículos, o link e quando foram publicadas.

As pessoas também perguntam

O recurso “As pessoas também perguntam” são questionamentos que o Google gera automaticamente com base em pesquisas que o algoritmo considera que estão relacionadas à busca.

Os usuários podem clicar em cada perguntar e ler um breve trecho diretamente na SERP do Google. Isso pode ajudar as pessoas a entender melhor sua pesquisa inicial sem precisar clicar em outros resultados.

recursos da SERP - as pessoas também perguntam

Esse recurso geralmente aparece como uma lista de quatro perguntas. No entanto, conforme o usuário clica em uma delas, o quadro se expande e fornece mais respostas curtas que se assemelham a um featured snippet.

As perguntas relacionadas podem aparecer em qualquer lugar da SERP, mas geralmente ficam no topo da página, abaixo do trecho em destaque.

Sitelinks são links especiais que o Google apresenta abaixo do resultado de um site. O Google exibe esses links para ajudar as pessoas a navegar rapidamente para uma parte específica de um site. Normalmente, o algoritmo mostra sitelinks para sites para os quais considera esse recurso relevante.

O que são SERP Features como utilizar e qual é a sua importância
O que são SERP Features como utilizar e qual é a sua importância

 

 

Como no exemplo da imagem, se alguém pesquisar por um banco, os sitelinks na URL principal podem oferecer atalhos diretos para páginas mais específicas. Além dos links extras, seu site pode obter uma caixa de pesquisa. Você pode ativá-lo ao implementar dados estruturados corretamente na sua página.

Pesquisas relacionadas

Na parte inferior das SERPs, o Google também fornece aos usuários um quaro com “pesquisas relacionadas”, indicando outras buscas relacionadas à inicial.

recursos da SERP - perguntas relacionadas

O Google oferece essas pesquisas relacionadas, algumas das quais você sequer pode ter considerado, para que você possa encontrar a resposta mais adequada à sua busca.

Shopping

Se o Google detectar a intenção de compra na busca de um usuário, ele exibirá um carrossel de anúncios de produtos de diferentes sites de e-commerce.

recursos da SERP - shopping

Isso permite que as pessoas naveguem rapidamente por produtos sem a necessidade de fazer novas pesquisas.

Avaliações

O recurso de avaliações complementa os resultados tradicionais de pesquisa com uma pontuação dada pelos usuários. Cinco estrelas amarelas são um símbolo universal que atrai a atenção de qualquer pessoa.

recursos da SERP - avaliações

Estudos mostraram que resultados de pesquisa com avaliações podem levar a uma taxa de clique (CTR) mais alta.

Esse recurso aparece em sites em que os usuários podem fazer algum tipo de avaliação. Para isso, é preciso que a páginas use o Schema markup adequado.

Pacote local

O oacote local aparece na SERP quando a pesquisa inclui um serviço ou intenção local, ou quando usa termos como “pizza perto de mim” ou “melhor pizza em [cidade]”. Esses resultados incluem empresas próximas à sua localização atual.

recursos da SERP - pacote local

O pacote local aparece no topo da SERP, embora em alguns casos possa aparecer abaixo dos primeiros links orgânicos.

Geralmente, esse recursos apresenta:

  • Um mapa com locais e pins;
  • A nota de cada local;
  • Três resultados de pesquisa (alguns podem ser anúncios).

Se você clicar em algum resultados, aparecerão as informações do Perfil da Empresa, do Google, que traz dados como:

  • Horário de funcionamento;
  • Telefone;
  • Fotos;
  • Perguntas e respostas;
  • Horários de pico;
  • Avaliações e comentários.
recursos da SERP - pacote local - detalhes

Uma pesquisa mostra que 60% dos usuários de smartphones entraram em contato com uma empresa usando os recursos do pacote local (por exemplo, “clique para ligar”). Além disso, um grande volume das pesquisas por voz consistem em buscas no estilo “perto de mim”.

Tudo isso torna o pacote local uma ferramenta de marketing essencial para atrair novos clientes. Confira essas dicas sobre como melhorar seu SEO local e sobre como usar o Google Perfil da Empresa (antes chamado de Google Meu Negócio).

É importante destacar que a classificação dos sites no pacote local é determinada por um algoritmo diferente daquele usado para pesquisas orgânicas. Sendo assim, é preciso adotar uma abordagem diferente para o SEO voltado ao pacote local.

Juntamente com as estratégias mais gerais de SEO, como compatibilidade com dispositivos móveis, otimização da velocidade da página e UX, você deve se focar na criação e otimização do seu Perfil da Empresa, além de entrar nas listagens locais.

Aprenda mais sobre o algoritmo do pacote local e como melhorar as classificações no guia oficial do Google.

Vídeos

Vídeos relacionados a uma pesquisa aparecem na SERP acima ou entre os resultados orgânicos.

recursos da SERP - vídeos

Esse recurso da SERP pode trazer links para plataformas de vídeo como YouTube ou para uma página que tenha um vídeo embedado.

Тwitter

Em 2015, o Google fez uma parceria com o Twitter para indexar tweets diretamente na SERP.

recursos da SERP - twitter

Os resultados de pesquisa do Twitter geralmente mostram os tweets mais recentes e populares relacionados à pesquisa. Eles podem aparecer em qualquer lugar na SERP, mas geralmente aparecem após os primeiros resultados orgânicos.

Perguntas frequentes

As listas de perguntas frequentes aparecem nos resultados orgânicos para pesquisas que fazem perguntas.

recursos da SERP - faq

Para que suas páginas incluam esse recurso, é importantes utilizar a marcação de perguntas frequentes no seu conteúdo.

Pacote de voos

O pacote do Google Voos compila informações sobre voos oferecidos na internet e os apresenta em uma tabela com informações sobre preço, duração etc. Você pode alterar a busca e aplicar filtros diretamente na SERP.

recursos da serp - voos

Neste pacote, podem aparecer tantos resultados orgânicos quanto anúncios.

Pacote de hotéis

O pacote de hotéis exibe opções de hospedagem diretamente na SERP, em uma estrutura semelhantes ao pacote local. No entanto, esse recurso apresenta apenas hotéis, que podem pagar por anúncios por meio do Google Ads.

recursos da SERP - hoteis

Listas de empregos

O Google traz uma tabela de anúncios de vegas de emprego agregados a sites do setor, incluindo LinkedIn e os sites de empresas com esse tipo de listagem disponível.

recursos da SERP - empregos

Para que seu site possa aparecer nesses resultados é necessários usar a marcação JobPosting.

Como saber se seu site possui algum recurso da SERP

Agora que sabemos o que é SERP e quais são seus recursos, você pode estar se perguntando como descobrir se suas páginas aparecem em algum desses resultados.

Com a ferramenta Monitoramento de posição, da Semrush, você tem uma visão geral das páginas do seu site e se elas estão sendo exibidas como SERP features ou não.

Para fazer isso, basta configurar um projeto para o seu site e, em seguida, acessar a ferramenta. Clique na aba “Visão geral” para verificar as principais informações.

ferramenta monitoramento de posição semrush - aba visão geral

Role para baixo para ver uma lista de palavras-chave, a intenção de busca de cada uma elas, os recursos da SERP disponíveis, sua classificação, entre outros dados.

ferramenta monitoramento de posição semrush - recursos da SERP

Para visualizar o recurso, clique em “Exibir SERP”. Depois de clicar no ícone, uma nova guia no seu navegador será aberta para mostrar a SERP em tempo real e o recurso para o qual seu site está aparecendo.

ferramenta monitoramento de posição semrush - exibir SERP

Como saber se os sites de seus concorrentes possuem SERP features

Se você quer saber se seus concorrentes possuem algum recurso da SERP, o melhor caminho é utilizar a ferramenta Pesquisa Orgânica, da Semrush.

Basta digitar a URL do seu concorrente e clicar em “Pesquisar”.

ferramenta pesquisa orgânica semrush

Em seguida, você terá acesso a um painel com diferentes dados e métricas do site.

ferramenta pesquisa orgânica semrush - visão geral

Rolando para baixo, você verá um painel dedicado aos recursos da SERP e que seu concorrente conquistou.

ferramenta pesquisa orgânica semrush - recursos da SERP

Conclusão

Criar um site otimizado que incentive cliques e o engajamento é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Nesse sentido, contar com as ferramentas certas para analisar SERPs e seus recursos pode ajudar seu site a atrair a atenção do seu público-alvo e melhorar seu marketing digital em todos os aspectos.

A Semrush ajuda você a entender como seu site está posicionado nas SERPs, graças a ferramentas como Monitoramento de posição, Pesquisa Orgânica e tantas outras soluções valiosas para profissionais de marketing.

Agora que você conhece os principais recursos da SERP e como eles funcionam, pode implementar melhorias no seu site para classificar melhor e atingir suas metas de SEO!

 

 

Via: semrush

Últimas Novidades
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram