O que é Gadget e Widget? Qual a diferença entre os dois?

O que é Gadget e Widget? Qual a diferença entre os dois?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Mas afinal de contas o que é Gadget e Widget? Qual a diferença entre os dois? Widget e Gadget e são dois exemplos clássicos de termos confusos e que não foram traduzidos corretamente para facilitar sua compreensão de todos.

O que é Gadget

Gadget é uma gíria tecnológica para designar dispositivos eletrônicos portáteis, criados para facilitar funções especificas e úteis no cotidiano. São comumente chamados de Gadgets dispositivos eletrônicos portáteis como smartphones, smartwatches, e-readers, vídeo games, etc. Então a grande característica dos Gadgets, é a sua portabilidade e praticidade durante o dia-a-dia. São dispositivos que são interessantes pela sua engenhosidade. Dessa forma, Gadgets não possuem uma forma única e padronizada, eles podem ser muitas coisas diferentes e com funcionalidades diferentes.

O que é Widgets?

Existe também outra gíria eletrônica que mutias vezes pode causar confusão, por sua similaridade tanto em função, como em sua nomenclaturara. Mas não, Widgets são totalmente diferentes de Gagets, justamente por se tratar de componentes que podem ser utilizados dentro de outros aparelhos eletrônicos como computadores, celulares, tablets, etc. Então são coisas completamente diferentes nesse sentido. Widgets são uma espécie de atalho para funções nativas e não nativas de um sistema. Dessa forma, sua função chega a ser um tanto similar a do Gadget no quesito de utilidade no dia-a-dia. Widgets podem facilitar o acesso a funções do sistema fornecendo em sua interface diversas ações.

Inspector Gadget!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você provavelmente já ouviu falar do Inspetor Bugiganga, personagem de desenho animado que fez algum sucesso na década de 90 e que dispunha de diversos aparatos para solucionar os casos. Pois bem: seu nome original (em inglês) é “Inspector Gadget” – dessa forma podemos associar o termo Gadget com bugiganga, geringonça, enfim: uma espécie de apetrecho tecnológico.

Esse contexto nos permite entender a função que o termo ocupa nesse mundo (o tecnológico), qual seja: classificar um dispositivo complexo, desenvolvido com a melhor tecnologia disponível no momento e que tem por fim facilitar as tarefas de quem o utiliza. Equipamentos como iPhones, tocadores mp3 e PDAs são considerados Gadgets.

Já no universo da informática, Gadgets referem-se a miniaplicativos desenvolvidos para tornar mais simples a vida dos usuários – tanto no oferecimento de informações úteis quanto na melhoria de serviços pré-existentes. Os Google Gadgets são um ótimo exemplo.

Inspector Widget?

Muitas pessoas acham que Gadget e Widget significam a mesma coisa, o que é um equívoco. Apesar de ambos terem finalidade semelhante (simplificação), Widgets referem-se a programas (leves, na maioria das vezes) que se tornam “atalhos” para serviços e utilidades. Ao invés de acessar alguma página na internet a cada vez que quiser saber o clima da sua cidade ou checar a cotação de alguma moeda, que tal ter essas informações disponíveis diretamente na sua área de trabalho e em tempo real? Pois bem: basta instalar os Widgets correspondentes e voilà! Lembrando, ainda, que também existem Widgets para dispositivos móveis e para sites, com função análoga à dos para desktops.

Exemplo de área de trabalho repleta de Widgets.

Como Gadgets podem deixar seu dia mais fácil

A interação promovida pelos Gadgets é certamente uma de suas características mais marcantes. Por exemplo, através de seu Apple Watch, é possível controlar reproduções em sua Smart TV. Com seu Nintendo Switch você poderá jogar jogos de alta performance onde quer que você vá. Com a Alexa, você pode constituir uma Smart Home, etc. Gadget’s são inovação e a inovação é uma constante quando o assunto é tecnologia.

 

Via: canaltech e tecmundo

Últimas Novidades
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram