Como monitorar as palavras-chave no Google com Semrush?
Agência Digital HGX - Criação de Sites e Marketing Digital

Como monitorar as palavras-chave no Google com Semrush? Manual completo passo a passo!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Busque no Site, clique na Lupa abaixo

Uma parte importante do SEO é classificar sites com base em palavras-chave. Os profissionais de SEO fazem pesquisas de palavras-chave para encontrar termos e incluí-los em seu conteúdo e sites.

Em seguida, é preciso acompanhar as posições para entender se seus sites começam a rankear de acordo com a estratégia. Mas como monitorar esse rankingk de palavras-chave no Google?

Se você quiser acompanhar seus rankings, há várias maneiras de começar. Você pode usar dados de ranqueamento para medir o sucesso de suas campanhas de SEO ou compartilhar o progresso com seus clientes.

Neste guia, vamos mostrar a principal entre nossas ferramentas que podem ajudá-lo a acompanhar sua visibilidade online e ranking de palavras-chave.

Por que você precisa monitorar seus rankings de palavras-chave?

Monitorar as posições de suas palavras-chave no Google é importante para medir o sucesso de sua estratégia de SEO. Você também pode usar o rastreamento de palavras-chave para analisar o desempenho das estratégias de seus concorrentes, verificando se eles estão ranqueando para sos termos que também são importantes para você.

Se seus concorrentes parecem ter uma vantagem, você pode precisar redirecionar seus esforços, atualizar ou melhorar seu conteúdo ou focar em outras partes de sua estratégia.

Se um concorrente iniciou uma campanha que visa as mesmas palavras-chave que você, o monitoramento de posições pode alertá-lo. Se de repente um concorrente começa a subir na lista de posições, pode ser porque eles começaram a segmentar as mesmas palavras-chave e frases.

Como monitorar o ranking de palavras-chave com Semrush:

Passo 1: Configure um projeto na Semrush

  • Role para baixo na coluna à esquerda da plataforma até a seção “Gerenciamento” e encontre o botão “Projetos”
  • Adicione um novo projeto
  • Digite o nome do projeto e o URL do domínio

Passo 2: Configure a campanha de monitoramento de posição para suas palavras-chave

  • Vá para a ferramenta de Monitoramento de posição
  • Adicione o principal local de destino do seu site, por exemplo. Brasil ou uma cidade específica, se aplicável
  • Adicione as palavras-chave que você pretende monitorar na caixa de texto
    • Clique em “Adicionar ao projeto”
    • Clique em “Iniciar o monitoramento”

    Passo 3: Como visualizar suas posições de palavras-chave

    • Vá para a aba de Monitoramento de Posição no painel principal do seu projeto e acesse
    • Vá para “visão geral”
  • Defina um período de tempo para o qual você deseja acompanhar as posições de palavras-chave
  • Role para baixo até “Visão geral de rankings”

Agora você tem acesso a uma lista de suas palavras-chave mais importantes para você e suas métricas importantes, incluindo quaisquer mudanças de posição.

Agende relatórios automatizados para seu email

Uma das grandes vantagens da ferrmenta é a possibilidade de agendar relatórios automáticos que enviarão para seu email as principais alterações no grupo de palavras-chave que você está monitorando. Para isso, basta acessar configurações e marcar a opçõe de relatórios semanais.

Analisando seu relatório de monitoramento de posição

Depois de configurar seu relatório de monitoramento de posição, recomendamos consultá-lo de forma consistente para acompanhar seus rankings. A ferramenta de Monitoramento de posição rastreia palavras-chave diariamente para que você se mantenha atualizado sobre as últimas alterações.

Compreender os resultados do seu relatório pode ajudar a desenvolver estratégias mais eficazes no futuro. Você saberá instantaneamente quais palavras-chave precisam de mais atenção.

Usaremos o relatório de desempenho do site do Submarino para o local São Paulo (SP), como exemplo. Ao revisar seu relatório, você pode levar em consideração os seguintes pontos:

Coluna de posições

Esta métrica compara as posições de ranqueamento de palavras-chave entre duas datas definidas por você. Você pode usar isso para acompanhar o progresso de uma campanha, definindo as datas para o início e o fim da campanha. Esta coluna indica todas as mudanças de posição que ocorreram durante essas datas.

Neste exemplo, o Submarino está em 4º lugar para “black friday” e “cadeira gamer” e em 3º para “fidget toys”

Coluna de diferença

Esta coluna comunica a diferença nas posições entre as duas datas que você definiu. Isso mostra o quanto você subiu ou o quanto caiu.A queda nos ranqueamentos pode indicar que um concorrente escolheu como alvo as mesmas palavras-chave que você, portanto, é necessário atualizar a sua campanha de SEO.

No caso de nosso exemplo, o Submarino melhorou suas posições para “fidget toys” e caiu para palavras “black friday” e “cadeira gamer” entre 18 e 30 de setembro. O número verde indica que eles subiram 2 posições no ranking.

Uma seta vermelha ao lado de um número indica a queda.

Coluna de volume

Esta coluna mostra o volume de pesquisas de sua palavra-chave, por mês, por conjunto de palavras-chave. Você pode ajustar sua campanha de SEO se notar que o volume de pesquisa está caindo com o tempo, o que indicaria que menos pessoas estão pesquisando esses termos.

No entanto, isso também pode significar menos competição, então você pode aumentar seus esforços, focando nessas palavras-chave para posicioná-las novamente.

Esta coluna destacada mostra o volume de pesquisas feitas de 18 a 30 de setembro. O Submarino subiu 4 posições para a palavra-chave “iphone”, com 201k de pesquisas feitas no período

Coluna de URL

Esta coluna exibe o URL da página que aparece na SERP para suas palavras-chave alvo. Essas são as páginas que aparecerão em uma SERP quando um usuário inserir essa palavra-chave.

Se você perceber que o URL que aparece para suas palavras-chave alvo é incorreta, precisará reajustar o conteúdo em suas páginas. Neste exemplo, podemos ver que a página de produto de ventilador está ranqueada para a palavra-chave “ventilador”, página de smartphones é apresentada para a pesquisa de palavra “celular”, e assim por diante. De modo geral, esses resultados são muito bons.

Definindo o progresso de uma campanha real

Você pode usar a coluna com datas para analisar o desempenho de sua campanha de SEO ao longo do tempo. Neste exemplo, estamos acompanhando o desempenho da campanha entre 20 e 26 de setembro.

Podemos ver que, embora a posição tenha caído para a palavra-chave “celular”, o Submarino melhorou seus ranqueamentos para “fidget toys” e “iphone”.

Podemos supor que outra empresa está se esforçando para ranquear para a palavra “celular”, derrubando o Submarino. Para o próximo estágio da campanha, eles podem produzir conteúdo ou atualizar os já existentes com essas palavras-chave para recuperar suas posições.

Conclusão

É fácil ficar obcecado com ranqueamentos de palavras-chave. No entanto, recomendamos que você verifique as posições uma vez por mês. As atualizações diárias de algoritmos do Google podem alterar as estatísticas reais e causar pequenas flutuações que não refletem o que realmente está acontecendo com seus rankings.

Abaixo deixamos alguns artigos relecionados como o Checklist de SEO que poderão ajudar você nessa missão de ranquear melhor para suas palavras-chave principais. Mas é certo que a ferramenta de Monitoramento de Posição (Position Tracking) da Semrush poderá ajudar muito você.

Últimas Novidades
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram