Como ativar HTTPS no WordPress com CloudFlare
Na descrição abaixo estou destacando as etapas mais importantes, mas os detalhes estão no vídeo tutorial. Portanto, é indispensável que você assista o vídeo e não siga o tutorial apenas pela descrição abaixo.
A primeira coisa é criar e ativar uma conta no serviço CloudFlare – https://www.cloudflare.com/ – e fazer o redirecionamento de DNS. Desse modo o sistema do CloudFlare vai administrar essa parte que já deixa o seu Blog um pouco mais seguro.
Vá até o serviço onde você registrou o domínio do seu Blog para fazer a alteração do DNS primeiro e secundário, conforme instruções do CloudFlare. Feita a mudança, essa propagação pode demorar de 1 hora até 72 horas para acontecer. Tenha paciência e espere a confirmação da propagação ser confirmada no painel.
Enquanto espera isso, pode instalar dois plugins em seu painel do WordPress, mas ainda não os ative.
- CloudFlare plugin – https://br.wordpress.org/plugins/cloudflare/
- Search & Replace – https://br.wordpress.org/plugins/search-and-replace/
Estes plugins são gratuitos. O primeiro fará a ligação do seu Blog à estrutura do CloudFlare no momento da mudança para HTTPS e vai administrar essa parte.
O segundo plugin vai cuidar de corrigir os links internos e todo endereço, incluindo imagens, que apontem para o antigo HTTP, substituindo pelo no HTTPS de forma automática e sem que você precise fazer isso manualmente. Mas isso você vai fazer apenas no final do processo.
Quando a propagação estiver pronta e confirmada, é hora de ativar o novo Certificado SSL que o CloudFlare vai gerar para seu Blog. Esta é outra etapa que precisa de paciência.
Agora sim é hora de ativar o primeiro plugin e interligar a conta do CloudFlare com o WordPress.
Depois de tudo feito, podemos aplicar a modificação mais importante, direto no painel do WordPress, trocando a forma de acessar nosso blog para o novo HTTPS.
O último passo mesmo é com o plugin Search & Replace, indicado acima. Ele fará as correções de todo link e endereço URL que aparece sem HTTPS.