Qual é a diferença sobre Marketing B2B E B2C?

Qual é a diferença sobre Marketing B2B E B2C?

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Busque no Site, clique na Lupa abaixo

Agora que você já está no mercado há algum tempo, talvez já tenha ouvido os termos marketing B2B e marketing B2C, mas o que eles significam?

Quais são os principais recursos que diferenciam os dois e quais são as práticas recomendadas para esses tipos de marketing?

 

Não se preocupe se você não souber as respostas para essas perguntas, pois forneceremos uma breve visão geral do que são esses tipos de marketing nos sites. Você obterá informações básicas sobre o que torna uma empresa de sucesso nesses setores e aprenderá um pouco mais sobre o que torna cada um deles único.

Se você já está familiarizado com esses tipos de marketing, examine essas ferramentas e práticas para obter mais informações sobre suas estratégias de marketing.

Marketing B2B

O que é isso?

A sigla “B2B” significa “business-to-business”. O marketing business-to-business engloba uma vasta gama de empresas em todo o mundo que comercializam seus serviços ou produtos para outras empresas.

O conteúdo é muitas vezes direto e informativo devido à natureza de fazer vendas – quando as empresas tomam decisões de compra, muitas vezes eles não se importam muito fora do impacto da receita nos resultados financeiros. Esse marketing se baseia em mostrar como sua empresa pode ajudar a aumentar as vendas ou trabalhar com mais eficiência.

Quais ferramentas principais são usadas?

Existem vários canais e metodologias de marketing importantes que são frequentemente usados ??no domínio do marketing B2B. Muitas dessas ferramentas também são usadas para marketing B2C e trazem benefícios para ambos os tipos de marketing. Esses incluem:

  • Blogs: Quando atualizados regularmente, os blogs oferecem visibilidade orgânica e podem ajudar a canalizar o tráfego de entrada para o seu site. Oferecer informações úteis às empresas mostra que sua marca está procurando ajudá-las a melhorar seus negócios a longo prazo.
  • Procurar: Recentemente, o foco começou a mudar do trabalho tradicional com palavras-chave para incluir também os sinais de intenção do pesquisador. Pensar sobre o que as pessoas procuram e por que se tornou mais importante do que nunca, especialmente no marketing B2B.
  • Mídia social: Oferece a capacidade de alcançar empresas em potencial em um espaço onde é provável que já estejam ativas! A mídia social também é um ótimo espaço para construir a identidade da sua marca e compartilhá-la com outras empresas.
  • email: O e-mail ainda é uma excelente forma de alcançar clientes em potencial e oferecer conteúdo mais longo ou detalhado. Também é uma parte essencial de um funil de marketing, que geralmente é uma ferramenta usada para gerar leads qualificados em marketing B2B.

Melhores Práticas Comuns

Uma série de práticas recomendadas pode ajudar a garantir que uma empresa B2B permaneça ética e centrada no cliente. As seguintes facetas das práticas de marketing B2B se combinam para formar uma base estável para a maioria das empresas operar:

Seja humano

  • Ninguém quer ser vendido agressivamente e algumas táticas de marketing podem beirar o assédio direto. Quando os processos se tornam muito automatizados, a mensagem de marketing começa a parecer impessoal e agressiva.
  • Reconheça que você está vendendo para uma empresa, mas que as pessoas estão por trás das compras para essa empresa. Aprenda sobre as pessoas por trás da empresa e seu dia-a-dia para que você possa falar com elas em seu marketing.

Uso de  conteúdo 

  • Concentre-se em entregar conteúdo que seja relevante e preciso . Isso significa que seu conteúdo deve ser sempre temático, correto e benéfico para o seu público-alvo.

Direcione seu marketing

  • Quando as campanhas são muito amplas, você perde tempo, dinheiro e esforço com elas. Faça a pesquisa necessária para restringir seu público-alvo apenas às pessoas interessadas em seu produto ou serviço.
  • Crie um público definido e segmentado e, em seguida, direcione seu marketing com base nessas definições e segmentos.

Marketing B2C

O que é isso?

O marketing B2C é a abreviatura de marketing business-to-consumer . Em vez de se concentrar em dados numéricos de resultados financeiros, os profissionais de marketing B2C dedicam um tempo para se concentrar nos benefícios que seus produtos ou serviços oferecem.

O marketing B2C tende a ser mais emocional do que sua contraparte B2B e freqüentemente depende de uma variedade de canais de distribuição.
No marketing B2B, as empresas geralmente aceitam regras rígidas, mas os consumidores no B2C desejam flexibilidade quando se trata de como e quando podem aproveitar as vantagens do que você tem a oferecer.

Finalmente, no marketing B2C, você precisa convencer os clientes de que seu produto ou serviço pode mudar suas vidas para melhor. Esta não é uma tarefa fácil sem as métricas quantificáveis ??usadas no marketing B2B.

Quais ferramentas principais são usadas?

O marketing B2C conta com uma variedade de ferramentas e canais de marketing para vender produtos e serviços de forma eficaz. Novamente, elas se sobreporão às ferramentas usadas no marketing B2B, mas geralmente, as ferramentas podem ser usadas de maneiras diferentes para resultados diferentes. As ferramentas de marketing B2C incluem:

  • Marketing de email: Explosões de e-mail e conteúdo promocional podem prender os consumidores e manter os clientes existentes interessados. Também permite que você mantenha uma linha de contato aberta e construa ainda mais seu relacionamento com cada cliente.
  • Otimização para celular: Com tantos consumidores começando a comprar em seus dispositivos móveis, muitos profissionais de marketing B2C utilizam promoções otimizadas para dispositivos móveis para alcançar clientes em potencial. Isso é absolutamente necessário neste período de tempo e deve ser considerado uma prática recomendada para todo o marketing.
  • Marketing de promoção de sites: As notificações push permitem que os profissionais de marketing entreguem mensagens aos consumidores em tempo real! Dessa forma, eles podem se manter atualizados quando se trata de vendas, ofertas e descontos em segundos e manter os clientes envolvidos.
  • Marketing de mídia social: Quase todo mundo está nas redes sociais – e os profissionais de marketing B2C sabem disso! Plataformas como Instagram e Twitter podem ser utilizadas para promover serviços e bens diretamente aos clientes, construir seguidores e criar consciência de sua marca.

Melhores Práticas Comuns

Uma série de práticas recomendadas se reúne para criar campanhas de marketing B2C impactantes. É necessário o entrelaçamento de muitas ferramentas e práticas diferentes para fazer um plano de marketing de sucesso. Os profissionais de marketing B2C podem confiar no seguinte para promover produtos e serviços:
Dados, dados, dados

  • Certifique-se de que seu conteúdo vai apenas para um público que se preocupa com ele – isso significa que você deve regularmente limpar listas de e-mail para usuários não engajados, limpar contatos duplicados e manter leads segmentados para publicidade mais específica.
  • Focar em dados também requer que você monitore suas campanhas de marketing para refiná-las melhor.

Seja seu guia

  • Muitos compradores querem ser persuadidos durante o processo de compra – eles estão em busca de garantias de que estão tomando decisões inteligentes

Resolva seus problemas

  • Provavelmente, você não terá muitos clientes se tudo o que está vendendo não agregar valor às suas vidas e resolver seus problemas. Certifique-se de que os clientes tenham um processo de compra tranquilo do início ao fim e que o que compram valha seu tempo e dinheiro.

Diferenças em marketing para empresas B2B e B2C

O Processo de ConversãoA conversão é muito mais crítica na esfera B2C . O consumidor médio tende a fazer compras por impulso e os profissionais de marketing B2C não precisam se preocupar com as regulamentações corporativas que influenciam o processo de tomada de decisão. Essas diferenças fazem com que o objetivo desejado de qualquer campanha B2C seja, com mais frequência, a conversão de tráfego ou um lead para uma venda.

Os profissionais de marketing B2B lidam com cenários menos imediatos – e tudo bem! Em muitos casos, mesmo as campanhas B2B de sucesso não geram muitas vendas. As vendas são fantásticas, mas a maioria das campanhas é conduzida com o objetivo de reunir leads ou aumentar a conscientização do produto e o marketing para essas pessoas a longo prazo.

Motivações para profissionais de marketing e compradores

Em um cenário B2B, a empresa que deseja comprar bens ou serviços precisa ter tempo para avaliar os objetivos de sua empresa. Eles querem garantir que um produto ou serviço contribua para um aumento em algo, como produtividade ou vendas. Os profissionais de marketing precisam atrair grupos inteiros de pessoas para conseguir vendas e mostrar como os negócios serão beneficiados, e não as pessoas.

O marketing para B2C geralmente só precisa chamar a atenção de uma pessoa – um comprador singular. Como os consumidores tendem a tomar decisões precipitadas e muitas vezes não estão comprando nada que mude suas vidas, os profissionais de marketing podem trabalhar mais para apelar às emoções e aos impulsos. Apelar para as emoções de uma pessoa funcionará muito melhor em um ambiente B2C.

Avatares do cliente

Compradores diferentes têm necessidades diferentes, e a maneira mais fácil de diferenciá-los é por meio do uso de avatares de clientes (também chamados de buyer personas ). Vários aspectos de um cliente ou consumidor potencial são considerados na criação desses avatares. Fatores como dados demográficos, estilo de vida, influências da mídia, motivações e objetivos influenciam o que constitui seu comprador-alvo e como você deve construir avatares de clientes.

Avatares para profissionais de marketing B2B provavelmente envolverão profissionais motivados para aumentar os lucros de seus negócios ou torná-los mais eficientes. É mais provável que os profissionais de marketing B2C trabalhem com indivíduos em carreiras diversas e com experiências diversas; eles precisam prestar mais atenção ao estilo de vida e à mídia do que na esfera B2B.

Últimas Novidades
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on linkedin
LinkedIn
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram