Os 4 As do Marketing – O que é? Como utilizá-los?

Caso você tenha interesse ou atua na área de marketing Digital é provável que conheça alguma das diversas estratégias de planejamento para alancar vendas. Porém, com o passar do tempo, diversas mudanças ocorrem com o intuito de desenvolver técnicas cada vez mais assertivas na obtenção de resultados, um exemplo disso é a teoria do 4 As do Marketing.

Leia também:
► s melhores ferramentas pagas para alavancar o seu blog no Google
► 4 dicas para divulgar o seu Instagram

Você conhece o sistema? Confira este artigo e saiba mais!

O que são os 4 As do marketing?

A estratégia dos 4 As do marketing foi desenvolvida por Raimar Richer, um dos especialistas pioneiros na área do marketing no Brasil. O maior diferencial é a adaptação a realidade do nosso país, portanto, pode fornecer uma grande ajuda na hora de alancar e alcançar bons resultados em vendas.

Resumidamente, a metodologia pode ser definida como a integração entre uma empresa e todas as ferramentas que compõem o âmbito mercadológico. Ou seja, o intuito é observar as opções disponíveis e alinhá-las aos objetivos de uma campanha.

Nesse sentido, as ações devem ser pautadas em quatro passos que formam todo o sistema integrado de marketing.

Análise

A primeira fase consiste em analisar e identificar variáveis que podem influenciar negativamente ou positivamente no lançamento de uma campanha de marketing.  Nesse primeiro passo devem ser consideradas todas as ameaças, oportunidades, além de serem observadas as tendências de mercado para cada tipo de negócio.

Resumidamente, a análise prévia permite que as decisões sejam realizadas com maior assertividade na elaboração das estratégias visando o desenvolvimento de um bom plano de ação. É também no momento de análise que deve ser utilizada parta definir um objetivo de campanha.

Adaptação

Após analisar possíveis fatores que poderão impactar na performance de uma campanha, é importante adequar as estratégias definidas aos tipos de produtos e serviços de sua empresa. Por exemplo, se o objetivo é realizar uma campanha de Natal, é necessário que as embalagens sejam modificadas e estejam adequadas a essa demanda.

Em resumo, é necessário alinhar os produtos e serviços às necessidades e especificações de campanha.

Ativação

Após analisar e adaptar às estratégias às necessidades e realidades da empresa, chegou o momento de colocar o plano em ação. Em resumo, é preciso iniciar a etapa de marketing dos produtos e serviços, divulgando às campanhas nos principais canais. Por exemplo:

Avaliação

O último entre os 4 as do marketing, é a avaliação. Após o primeiro passo de análise, depois de adaptação e, posteriormente, de ativação as ações, chegou o momento de observar os resultados obtidos.

Em suma, podemos dizer que o maior objetivo desse último passo é fornecer evidências que auxiliem na decisão de modificar ou interromper as estratégias aplicadas. Por isso, é essencial que monitorar e registrar desempenho de campanhas.

 

Via: ignicaodigital

, , , ,
2 comments to “Os 4 As do Marketing – O que é? Como utilizá-los?”
  1. Pingback: Celular dobrável da Samsung será um tablet que cabe no bolso

  2. Pingback: Google anuncia ferramentas para ajudar a popularizar IA entre empresas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *