O que é Li-Fi? Nova tecnologia que transmite internet via luz

O que é Li-Fi?

A Li-Fi, do termo inglês “Light Fidelity”, é uma tecnologia que emprega luz para transmitir dados em alta velocidade. Diferente da Wi-fi que usa ondas de rádio, a Li-Fi usa lâmpadas de LED para transmitir as informações.

► Facebook sabe para quem o usuário liga e envia SMS

O quão rápida pode ser?

► SUPER WI-FI – CONEXÃO À 100 KM DE DISTÂNCIA

A Li-Fi pode transmitir velocidades até 100 Gbps e, possivelmente ainda mais, mas isso exigiria uma mudança na tecnologia de iluminação. Relatórios de testes recentes mostram que Li-fi é 100 vezes mais rápido do que Wi-Fi tradicional, onde atuam em velocidades médias de WiFi a 10 Mbps.

Como funciona?

A tecnologia Li-Fi usa uma lâmpada real para estabelecer uma comunicação de dados. A partir de lâmpadas de LED, você será capaz de: Enviar dados, ouvir música, olhar os vídeos e, finalmente, para se conectar à Internet.

► Como anunciar no Google – Passo a Passo completo para anunciar no Google Adwords ADS

A tecnologia (CLV) Visible Light Communications, funciona com piscadas das lâmpadas, a famosa frequência. Onde são ligadas e desligadas as lâmpadas em períodos de nanossegundos, o que torna imperceptível aos olhos e ouvidos humanos.

Os LEDs são diferentes de qualquer outro tipo de lâmpadas, pois são semicondutores. Esta característica dá aos LEDs a capacidade de ligar e desligar em nanossegundos.

Um receptor capta esta frequência de piscadas, através de um foto detector, e consegue identificar as informações que estão sendo enviadas. Assim como um modem faz hoje com os sinais eletromagnéticos que são transmitidos através de cabos par trançados ou coaxiais, e também como as fibras ópticas atuam.

► Site mobile friendly – O que é? Para que serve a criação de sites mobile friendly?

Nova tecnologia começa ser testada em escritório

 A Signify, empresa responsável por parte da iluminação da Philips começou a usar o Li-Fi em Varsóvia, na Polônia.

Ainda não há uma data para que a tecnologia comece a ser comercializada, porém, os testes já são uma prévia de como irá funcionar. Esta é a primeira vez que as lâmpadas Li-Fi estão sendo utilizadas em um ambiente de trabalho comum.

O Wi-Fi, que comumente usado atualmente, utiliza frequências de rádio, já as luminárias fazem uso das ondas de luz para realizar a conexão com banda larga e assim permitir a transferência de dados entre os aparelhos. Conforme a própria fabricante, a velocidade pode chegar a 30 Mb/s sem qualquer comprometimento com a iluminação.

 A tecnologia ainda promete outra vantagens em relação a Wi-Fi tradicional, como maior estabilidade e segurança.

 

Via: realidadesimulada