Como descobrir onde um site está hospedado?

Descobrir o provedor que um site está hospedado é muito importante por diversos motivos. Como por exemplo o nome da empresa que hospeda o site, a localização aproximada do servidor, o local de origem, entre outras. Determinados tipos de servidores e serviços podem ser mais ou menos adequados a determinados tipos de usuários e websites e por isso existem tantas opções no mercado. Mas com tantas informações que a pessoa que não está muito acostumada com o tema ou não trabalha exclusivamente na área pode ser perder. E como fazer se eu não sei quem está hospedando o meu domínio? Atualmente existem ferramentas gratuitas e online que realizam esse processo de forma simples e rápida.

Qual é o meu host ou quem hospeda meu site?

A maneira mais fácil e rápida de se identificar a empresa que hospeda o seu domínio é saber para qual empresa você paga por este serviço. Nas faturas correspondentes aos custos do domínio você poderá ver estas informações. O registrador do domínio é, na maioria dos casos, a empresa que hospeda seu domínio.

Ainda, é possível que você não reconheça o nome da empresa ou que a empresa que efetivamente hospeda seu domínio seja um revendedor da empresa registradora do domínio. Nestes casos, a melhor maneira de saber qual é a empresa que hospeda seu domínio é através dos servidores de nome (Name Servers ou simplesmente NS). Mas se você não tem certeza, veja como obter essa informação.

Como descobrir onde um site está hospedado?

Hospedagem de Sites em BH

Para descobrir a empresa de hospedagem de um website, a página WhoIsHostingThis? pode ajudar:

1. Acesse a página whoishostingthis.com, digite o endereço URL do site no campo e clique em “Search”.

2. O nome do servidor no qual o site está hospedado vai aparecer. No exemplo, usamos o site do Instagram, e no resultado podemos constatar que o servidor é a Amazon.

5 motivos para sua empresa ter um email profissional

Para descobrir o endereço (a sua localização geográfica)do servidor, use a ferramenta LocalizaIP.

1. Acesse o site localizaip.com.br, digite a URL do site no campo e clique no botão “Localizar”.

Certificado SSL – O que e? Para que serve? Como funciona?

2. Usamos novamente a URL do site do Instagram, e o resultado foi que o servidor está localizado na cidade de Dulles, na Virginia (EUA), e o ponto indicado no mapa é uma localização aproximada.

Curiosidade: você sabia que hoje em dia já não é mais tão importante a localização do servidor quando falamos de tempo de resposta de um site? O tempo de resposta é basicamente quanto tempo demora para uma página e hoje em dia, graças ao CDN, é possível ter uma página aberta muito rapidamente mesmo que o servidor do seu site fique lá no Texas, Estados Unidos, como parte dos servidores da HostGator, que oferece uma das melhores hospedagem de sites do mundo.

Essa dica foi útil? Deixe um comentário!