Serviço de DNS promete internet mais rápida e garantia de privacidade

Não são apenas as redes sociais e sites que visitamos que coletam informações sobre nós; os provedores de internet também dão aquela registrada no que você faz. Existem alguns jeitos de contornar isso e uma delas foi lançada pela Cloudflare: um serviço de DNS que promete deixar a internet mais rápida e resguardar alguns dos seus dados das operadoras.

Leia Também: Todos os jogos dos anos 80 e 90 Grátis!

Para dar uma contextualizada, o serviço DNS é o responsável localizar e “traduzir” endereços na web – quando você digita facebook.com no browser, a rede consulta um desses serviços e retorna com um endereço como 157.240.18.35 (que é o endereço de IP do site). Geralmente, é o provedor de internet que cuida disso para você. Ao utilizar o DNS da Cloudflare, você altera esse intermediário.

Sendo assim, a Cloudflare poderia coletar os dados de histórico de navegação. No entanto, a companhia afirma que não manterá informação nenhuma guardada e que para garantir a privacidade estão trabalhando com uma auditoria da KPMG que irá examinar constantemente seus sistemas e irá assegurar que nada será armazenado.

Mesmo com um serviço de DNS como esse, a sua provedora de internet ainda poderá dar uma bisbilhotada no que você está fazendo – algumas informações não ficam anônimas só com um DNS de terceiro.

A companhia está trabalhando em uma solução para isso, promovendo a implementação de um sistema chamado DNS over HTTPS, que criptografa os dados enquanto você navega na internet. Por ora, se você quer mais privacidade, a melhor forma é procurar um bom serviço de VPN, por exemplo.

O propósito da Cloudflare é interessante para driblar governos que utilizam os DNS para censurar o acesso à internet por meio dos provedores. “É deprimente para todos nós vermos a frequência na qual o DNS pode ser utilizado como uma ferramenta de censura contra muitos dos grupos que protegeremos. Apesar de sermos bons em parar ataques cibernéticos, se o DNS de um consumidor for bloqueado, não há nada que possamos fazer para ajudar”, escreveu Matthew Prince, CEO da Cloudflare, em uma publicação oficial.

Como usar

Alterar o serviço de DNS é um procedimento bem fácil em todos os dispositivos. Você pode fazer o ajuste direto no seu roteador, procurando pelo ajuste de “Servidor de DNS”, por exemplo.

O mais comum é fazer a configuração direto no dispositivo. Tudo o que você precisa fazer é ir até as Configurações de rede do seu computador ou celular, acessar a opção “Servidor de DNS”, e adicionar o endereços 1.1.1.1 e 1.0.0.1.

Cloudflare tem uma página em que ensina como configurar o seu DNS em cada dispositivo, incluindo Android, iOS, Windows, macOS, Linux e roteadores. A página está em inglês, mas tem até vídeo para explicar.

O que eles estão ganhando com isso?

O principal negócio da Cloudflare é oferecer soluções para sites carregarem mais rápido. Disponibilizar um serviço de DNS que tenha um tempo de resposta mais curto do que a concorrência ajuda a sustentar outros produtos oferecidos pela companhia. A empresa também trabalha para evitar e interromper ataques DDoS, que às vezes acontecem contra serviços de DNS– ter a sua própria solução e se provar resistente traz uma boa imagem. Na publicação oficial de anúncio, o CEO da empresa também comenta que este é um produto, mas seu objetivo não é capitalizar sobre os dados.

É interessante o fato da companhia ter contratado uma auditoria independente. Afinal, uma lembrança forte sobre a Cloudflare é o Cloudbleed, falha crítica que afetou sites que utilizavam os serviços da empresa e que tinha potencial de expor nomes de usuários, senhas, mensagens e outras informações sensíveis. O problema já foi resolvido e não há indícios de que atacantes tenham explorado a brecha.

Via: gizmodo

, , ,
One comment on “Serviço de DNS promete internet mais rápida e garantia de privacidade
  1. Pingback: As 6 Gigantes de tecnologia mais influentes do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *